A Descompasso foi criada em agosto de 2023 com o objetivo de ser um veículo independente de exercício, prática e expressão da escrita crítica sobre o cinema, a música e outras manifestações artísticas. A partir da noção de descompasso, que, segundo o dicionário Priberam da Língua Portuguesa, significa ausência de medida ou de regularidade e, sobretudo, designa desordem, o trabalho aqui proposto é um movimento constante e intermitente de busca por outras dimensões possíveis de leitura fílmica. Nossas principais proposições são: expandir a ideia de cinema a partir da experimentação e a associação com outras artes. Buscamos escrever sobre obras que subvertem ou expandem as noções de imagem e visibilidade, porque entendemos o cinema não apenas como uma convenção entre som e imagens em movimento, mas também como um emaranhado de materialidades.
A nossa desordem irá se manifestar nos seguintes formatos e materiais: críticas individuais e coletivas, ensaios e vídeo-ensaios, dossiês, coberturas de festivais e entrevistas.
Em nossas experiências de escuta e visionamento, nos ancoramos naquilo que nos pareça romper barreiras e expandir o mundo do sensível. Somos particularmente atraídos pelos ruídos e dissonâncias, pelas múltiplas facetas cinematográficas que brotam diariamente em veículos de mídia como o Tik Tok, pelos cinemas das kebradas, pelas experimentações em baixa fidelidade e os cinemas negros. Por obras interessadas na construção de texturas e por tudo aquilo que, de alguma forma, embaralha as percepções hegemônicas do juízo estético.
Mas também nos responsabilizamos se algum dia, no encontro descompassado com os filmes, contrariarmos essa proposta.
Idealizadores
Ana Júlia Silvino, Egberto Santana e Renan Eduardo
Edição – Ana Júlia Silvino, Renan Eduardo e Rubens Fabricio Anzolin
Produção – Renan Eduardo
Mídias sociais – Ana Júlia Silvino e Egberto Santana
Design – Ana Júlia Silvino
Site – Francisco Grynberg
Confira abaixo a equipe de redatores do site.
Autores
-
A Descompasso foi criada em agosto de 2023 com o objetivo de ser um veículo independente de exercício, prática e expressão da escrita crítica sobre o cinema, a música e outras manifestações artísticas.
Ver todos os posts -
-
Do cinema, especialmente na direção de arte, crítica e pesquisa (mas não só). Bacharel pela puc minas.
Ver todos os posts -
Formado em jornalismo pela Unesp de Bauru em 2021, é co-fundador da Revista Descompasso, repórter correspondente de Poá na Agência Mural de Jornalismo das Periferias, redator freelancer e crítico de cinema em vários cantos. Possui textos publicados no Plano Aberto, Persona Unesp, Corpo Crítico (2020) Mostra Cinema do Presente (2021), Nicho 54 (2021) e no Laboratório Crítico da Revista Crítica de Cinemas Africanos (2022)
Ver todos os posts -
Larissa Muniz atua nas áreas de montagem, roteiro, realização, pesquisa e crítica/curadoria. Dirigiu os curtas-metragens “ela viu aranhas”, exibido na 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes, e “eu vi nos seus olhos, da janela, eu vi, que era o fim”, contemplado pelo 6º Prêmio BDMG Cultural/FCS. Mestranda em Comunicação Social pela UFMG, onde desenvolve um filme de arquivos sobre narrativas experimentais feministas dos anos 1970 e 1980.
Ver todos os posts -
Graduado em Cinema de Animação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestrando em Comunicação e Cultura no PPGCOM da UFRJ. Orientado pela Prof. Dra. Liv Sovik. Pesquisa curadoria do Cinema Negro brasileiro, cinema de arquivo e estética da remixagem audiovisual. É curador freelancer, realizador audiovisual e pesquisador de cinema, comunicação, raça e etnicidade.
Ver todos os posts -
Licencianda em artes visuais pela UFRN e potiguar. Atualmente coordena e faz curadoria no Gambiarra Cineclube na cidade do Natal. Atuou como júri jovem na 25 Mostra de Cinema de Tiradentes e no 17 Panorama Coisa de Cinema. Contribuiu como crítica no 23 FestCurtasBH e nas revistas F(r)icções, Zanza e Descompasso.
Ver todos os posts -
-
Crítico de cinema e pesquisador. Bacharel em Cinema e Audiovisual pela PUC Minas e mestrando em Comunicação Social pela UFMG. Atualmente, é editor e redator da Revista Descompasso.
Ver todos os posts -
Editor de vídeo e Bacharel em Cinema e Audiovisual pela PUC-Minas. Co-organizador do Podcast Cinema em Transe. Participante do Júri Jovem da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes e interessado pela crítica de cinema e historiografia do audiovisual brasileiro.
Ver todos os posts -
Rubens Fabricio Anzolin é curador assistente da Mostra de Cinema de Tiradentes, do CineBH e da Mostra de Cinema de Ouro Preto. Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS). Possui textos publicados na Revista Multiplot!, Revista Rocinante, Zagaia em Revista, Portal da Cinemateca do MAM (RJ), entre outros. Programou sessões para festivais como Cine Esquema Novo e SemanaSemana. É produtor do Levante – Festival de Curtas-Metragens de Pelotas. Mantém o blog materiaprimacinema.com.
Ver todos os posts